domingo, 30 de março de 2014

Papas de farinha de alfarroba


Amo o sabor de alfarroba. Verdade seja dita, só o conheci à um ano atrás. Foi numa visita a uma ervanária que lá vi um pacotinho e decidi experimentar. Não. A comparação que fazem do mesmo ao chocolate, na minha opinião pessoal, é erradíssima pois a mim não me enganavam. De longe sabe a cacau ou é doce. A não ser a sua cor, acho-o completamente diferente. Sabe como a que torrado, é a única coisa a que consigo associar. Quando cozinho algo com alfarroba, a minha mãe diz sempre que cheira a queimado. 

A primeira receita foi uns muffins e daí para a frente tenho-o usado em imensas coisas. Desta vez, a vontade de fazer um pequeno-almoço todo refinado não existia pois levantei-me mais tarde e como não ia praticar exercício físico foi uma papa simples que saiu. Também poderão adaptar a receita a uma sobremesa parecida com leite-creme se usarem um leite mais cremoso como de amêndoa ou de vaca e uma farinha que não crie uma consistência tão volumosa, como a farinha de centeio integral ou o farelo de aveia. Também podem substituir a alfarroba por cacau para uma versão diferente.

Papas de farinha de alfarroba
1 porção

Ingredientes:
- 200ml de água ou leite animal/vegetal;
- 2 c.sopa de farinha de arroz ou amido de milho;
- 1 c.sopa de farinha de alfarroba;
- 1 c.sobremesa de mel;
- 1 casca de limão;

Preparação:
Misturar aos poucos as duas farinhas no líquido de forma a dissolver bem. Levar ao lume médio e misturar a casca do limão e o mel. Mexer sempre até engrossar (não demora muito). Deitar para o recipiente escolhido e decorar com polen de flores e bagas goji ou uns frutos secos.


Sem comentários:

Enviar um comentário