sábado, 5 de abril de 2014

Salmão em crosta de sésamo com puré de ervilhas


Adoro salmão. Eu acho que nem preciso de dizer os benefícios do mesmo, já é um assunto tão discutido... Adoro no forno e grelhado. Para uns pode ser difícil de comprar por apenas ter acesso ao mesmo nos supermercados e se forem pessoas como eu fazem cara feia ao peixe de lá mas para quem é do distrito de Viana do Castelo acho que vale a pena conhecerem o serviço do peixedonossomar que encontram-se nos mercados de Vila Praia de Âncora e Monção, entregam gratuitamente em casa do centro da cidade para as freguesias vizinhas e até em Ponte de Lima, mandam mensagem com o que têm e preços, amanham gratuitamente à frente do cliente e ainda têm um sistema muito engraçado que dão um cartãozinho e por cada compra de mais de 1kg de peixe fazem um carimbo e aos 35 oferecem 7,5€ de peixe à escolha. O peixinho é super fresquinho e é tudo do mar ou da nossa costa, incluindo este fantástico salmão! E juro-vos que estava de comer e chorar por mais.


Salmão em crosta de sésamo com puré de ervilhas
1 porção/pessoa

Salmão:
- 1 lombo de salmão;
- sementes sésamo;
- alho q.b;
- sumo de limão;
- pimenta q.b;
- uma pitada de sal marinho;

Preparação:
Deixe marinar em sumo de limão, sal, pimenta e com lascas de alho o salmão de ante-mão. Numa frigideira anti-aderente aloire dos dois lados por uns minutos o salmão mas não use a marinada. Faça um papelote com o papel de alumínio, isto é, uma espécie de cestinho para o salmão e despeje lá dentro a marinada e um pouco de azeite. Cubra o cimo do lombo do salmão com as sementes de sésamo. Se quiser utilize também outras especiarias como tomilho ou rama de funcho por cima ou por baixo do peixe que vão dar um sabor muito agradável. Feche o papelote e leve 15 a 20 minutos a forno pré-aquecido em 180º.

Puré:
- 200g de ervilhas;
- alho;
- cebola picada;
- sal q.b;
- pimenta q.b;
- água q.b;

Preparação:

Num tacho juntar os alhos e as cebolas com o azeite e deixar alourar. Juntar as ervilhas, sal e pimenta e deixar refugar. Cubra as ervilhas com água e crescente água a meio se for necessário, escorra as ervilhas 10 a 15 minutos depois de cozinhar e com a varinha mágica reduza-as a puré.

Nota: Eu não costumo fazer refugado, simplesmente deito as ervilhas, alho, cebola, sal e pimenta e cobro logo com água mas sei que é típico português fazê-lo, embora mais calórico. Lembre-se que o salmão já leva um pouco de azeite, se precisar de aloirar o salmão com uma gordura para não pegar leva ainda mais essa e uma colher de sopa de azeite são 90kcal que se vão multiplicando ou tripliando no refugado. Deixo as duas maneiras para fazer a sua escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário